Eleição para síndico do condomínio


O mandato do atual síndico está chegando ao fim. É hora de convocar uma assembleia para a eleição de um novo comandante do condomínio. Este é um dos momentos de maior relevância na vida condominial e deve ser tratado com toda importância que merece. Para obter uma eleição equilibrada, justa e que agrade à maioria dos moradores, saiba algumas regras de administração de condomínios:

 

Como organizar a eleição?

A função de síndico é vista de maneiras divergentes em muitos condomínios. Em alguns casos é evitada a todo custo, nenhum morador quer ter esta responsabilidade, em outros o cargo é até mesmo disputado, há quem almeje a função para uma renda extra, obter isenção de taxas ou até mesmo o status de ser síndico do condomínio.

Nos locais onde existe a disputa acirrada, o ideal é que os condôminos dediquem tempo pesquisando o perfil e as propostas de cada candidato, investigar se possuem a “ficha limpa” no condomínio.

 

“Ficha limpa” no condomínio

É basicamente o mesmo conceito dos políticos que se candidatam a uma votação eleitoral, investigar o passado dos candidatos dentro do condomínio.

A ideia surgiu de uma empresa do RN e agora está sendo implantada por administradora de condomínios de São Paulo, porém para aplica-la devem ser feitas alterações na convenção dos condomínios que se interessem a exigir que os candidatos à síndico não possam ter ações perdidas nem protestos movidos contra eles na defesa civil ou criminal.

 

Quem pode se candidatar a síndico

Segundo o Código Civil, qualquer pessoa maior, que seja capaz (não seja apreendido nem possua problemas mentais), morador do prédio ou não, pode se candidatar ao papel de síndico. Existe também a possibilidade de abrir a vaga a uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa que ficará responsável pelo cargo.

 

 Preparando a eleição

Cada condomínio possui seu prazo específico para enviar as convocações de assembleia para eleição. As chamadas são protocoladas e enviadas a todos os moradores.
Um mês antes, é interessante que os candidatos se reúnam com o atual síndico para discutir melhorias e durante este tempo é bastante importante que as propostas de cada um sejam expostas aos demais condôminos até mesmo através de quadros ou avisos.

 

Como conduzir a assembleia de votação

Por mais que os candidatos sejam de conhecimento geral, nada impede que um interessado a se candidatar surja na hora. Devido a isso é importante questionar no início da reunião se não existe nenhum outro presente que gostaria de estar entre os aspirantes a síndico. Feito isso, cada candidato deve expor suas propostas num discurso curto, de 5 é o ideal. Após todos exporem suas ideias, é então feita a votação onde os moradores indicam o eleito.

 

Todos os moradores podem votar?

Moradores inadimplentes e inquilinos não são passíveis de votação, porém caso o inquilino tenha em mãos a procuração do proprietário do apartamento ele fica então permitido a participar da eleição.

 

0 Responses to “Eleição para síndico do condomínio”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: