Como é feita a Administração de Condomínios Mistos


Os condomínios mistos são aqueles que têm áreas comerciais e residenciais. Eles são mais comuns de serem encontrados no centro de São Paulo e muitas vezes entramos neles para realizar compras ou até mesmo usufruir de algum serviço e não nos damos conta que também existem pessoas morando ali.

Uma boa área comercial próxima de casa e segurança 24 horas por dia é aparentemente bastante vantajoso para os condôminos, porém, assegurar a privacidade e garantir a tranquilidade destes condôminos moradores são alguns dos empecilhos encontrados pela administradora de condomínios na hora de locar ou comercializar algum apartamento neste tipo de condomínio.

Medidas comuns

Não é exatamente uma regra, mas o que á possível observar na maioria dos condomínios mistos é que a própria empresa construtora elabora um projeto do edifício já contendo os setores previamente definidos. No projeto, normalmente, já está especificado se haverão diferentes entradas, separadas para moradores e comerciantes, se haverá ala de hotelaria, de alimentação, etc.

Medidas que devem ser tomadas

O aconselhável é a empresa construtora elaborar o projeto do empreendimento em companhia da administração de condomínios, pois, se futuramente houver algum desentendimento no condomínio por conta destes fatores de convivência entre comerciantes ou consumidores e moradores, a administradora terá que arcar com as responsabilidades.

É de grande importância que um representante da administração esteja informado sobre todo o planejamento do condomínio, especialmente para a hora em que for realizar a Convenção que é o documento onde ficam estabelecidas as regras a serem seguidas tanto pelos moradores como pelo setor comercial.

Quem é o representante do condomínio?

Conforme apurado pelo Código Civil, a representatividade do condomínio comum, ou seja, condomínios que possui área somente residencial, precisa ser feita por um síndico. Já no caso de ser um condomínio misto, de acordo com as regras estabelecidas pela Convenção ou até mesmo em assembleias, pode-se diferir a representação e as funções administrativas, permitindo assim que outra pessoa como zelador, gerente, administrador ou qualquer definição, possa substituir o síndico.

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