Administração de condomínios sustentáveis


Condomínio sustentáveis

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, a sustentabilidade é algo que pode ser verdadeiramente aplicada em condomínios, tanto nos residenciais quanto nos comerciais. Através das atuais técnicas, também chamadas de tecnologia verde, muitos prédios já estão sendo projetados como “green buildings” (prédios verdes) por utilizarem estes recursos que proporcionam economia de energia, água e a reciclagem de lixo desde a sua edificação.

Já os edifícios mais antiquados, ou até mesmo os que foram construídos recentemente, mas não aplicarem estas técnicas, precisam passar por alterações, principalmente quando se trata do hábito dos moradores, para conscientização da importância sustentabilidade na vida de todos. A administradora de condomínios, junto aos colaboradores do lugar, deve se responsabilizar por essa orientação e incluir estes assuntos em assembleias e na própria gestão. A Adaplan se preocupa bastante com esta questão!

Adequando instalações antigas à sustentabilidade

Existem várias formas de um condomínio tornar-se sustentável. Saiba agora algumas das maneiras mais comuns:

Realizar a coleta seletiva nos condomínios é importante

Coleta seletiva

Fazer a coleta seletiva do lixo do condomínio é uma forma bastante simples e bastante eficiente de se tornar sustentável. Os projetos iniciais desta atividade foram iniciados na década de 1990 e, mais de dez anos depois, ainda existem vários condomínios que não tomaram consciência da importância desta prática, até mesmo sobre penalidade, pois condomínios que possuem mais de 50 apartamentos podem ser multados em 10 mil reais.

Para não haver este tipo de problema, a maneira mais rápida de aplicar a técnica é instalar de lixeiras feitas especificamente para a coleta seletiva. São aquelas lixeiras coloridas que podem ser encontradas em vários locais com grande fluxo de pessoas. Mas, não é somente colocar as lixeiras no condomínio, deve-se também trabalhar a conscientização dos condôminos, para que todos depositem o tipo de lixo no lugar certo.

Recolher pilhas e bateriasRecolher pilhas e baterias

Descartar pilhas e baterias no lixo comum é um erro que a grande maioria das pessoas comete frequentemente. Neste tipo de lixo, ao serem recolhidos pelos lixeiros, estes artefatos passam por um processo de fragmentação em que são amassados e, devido os componentes que possui, podem levar para o solo e para os lençóis freáticos elementos considerados prejudiciais à saúde, podendo por em risco a saúde de quem entrar em contato com este terreno, o chumbo, o mercúrio e o zinco. Eles podem originar diversos problemas respiratórios, digestivos e cardíacos, que podem inclusive acarretar em um tumor maligno.

O ideal é que sejam colocados nos condomínios, coletores específicos para este tipo de material. É aconselhado instalar este coletor em um lugar de fácil acesso e visibilidade, uma boa dica de local seria próximo à portaria ou aos elevadores do andar térreo. Mas, igualmente à coleta seletiva, não adianta apenas ter o coletor no condomínio, ele precisa ser usado corretamente e, para isso, é preciso orientar corretamente os moradores.

A Adaplan realiza a reciclagem do óleo de cozinha

Óleo que vira combustível ou sabão

A administradora de condomínios Adaplan já inseriu técnicas de sustentabilidade dos condomínios na sua gestão através de uma forma bastante diferenciada: a coleta do óleo de cozinha.

Pesquisas realizadas comprovaram que, em apenas um condomínio residencial, são recolhidos mensalmente 1020 litros de óleo. Este material é enviado para locais especializados que o converte em biodiesel ou até mesmo em sabão em pedra.

0 Responses to “Administração de condomínios sustentáveis”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: