Síndico profissional ou síndico morador?


Síndico profissional - administração de condomínios

Talvez esta seja a dúvida de muitas pessoas que moram em condomínios na hora de escolher um novo síndico: contratar um síndico profissional ou nomear um dos moradores? Infelizmente, este é um dilema que provavelmente não tenha uma resposta fácil, ou que nunca será possível chegar num senso comum quando se entra em discussão com todos os moradores.

O síndico não é um funcionário exclusivo seu

É necessário que, antes de tudo, os condôminos tenham isso bastante esclarecido em suas mentes: O síndico é um colaborador do condomínio e não um funcionário seu!

Ele não estará 100% do tempo dele a disposição de apenas um morador, e sim deve cuidar de toda administração condominial. Seu dia-a-dia é tomado por afazeres como: follow-ups com a construtora, fiscalização das tarefas dos demais funcionários do prédio, fazer o contato com os fornecedores, etc. E não podemos ignorar o fato de que, atualmente, os condomínios são verdadeiros clubes, com áreas de lazer maiores do que as áreas habitáveis.

Clubes condomínios

Quando se visita um condomínio que ofereça uma ampla estrutura de lazer, a primeira impressão é muito boa, contudo, para atender a todas as necessidades que um condomínio deste caráter precisa, é necessário que o síndico, seja ele um síndico profissional ou morador, tenha bastante dedicação, ética e profissionalismo.

Morador ou profissional?

O primeiro passo para decidir entre um síndico profissional ou um morador é avaliar questões como a complexidade da administração do seu prédio até o envolvimento que os moradores têm com este assunto.

Se existir muitas atribuições, uma grande quantidade de serviços terceirizados (segurança, limpeza, manutenção, etc.) o síndico profissional é mais aconselhado.

Uma questão que deve ser atentamente notada: o síndico profissional não precisa ser necessariamente da mesma empresa administradora de condomínios convencionada, pois também faz parte das tarefas dele fiscalizar esta parte.

0 Responses to “Síndico profissional ou síndico morador?”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: