Lentamente a remota prática administrativa brasileira de deixar utensílios velhos no prédio e não investir na manutenção deles está acabando. As empresas passaram a pensar mais na valorização do patrimônio e no gerenciamento profissional de todas as áreas envolvidas nesta valorização.
Para realizar a manutenção predial os elementos da administração de condomínios precisam determinar prioridades e, para conhecê-las, é preciso realizar algumas ações e atividades.
Diagnóstico
Existe a necessidade de realizar um estudo para averiguar a qualidade das condições de trabalho, o rendimento dos funcionários e também para alcançar uma atualização das características físicas do prédio.
O diagnóstico serve para detectar as condições tecnológicas inexistentes no condomínio, com o objetivo de torná-lo uma edificação inteligente. Ele também informa o grau de confiabilidade das estruturas, demonstrando carências e benefícios presentes nas instalações, na segurança, na qualidade do ar, no atendimento às normas internas e aos fatores legais.
Principais dados checados
Ao longo do diagnóstico são checados determinados itens considerados fundamentais para a qualidade das instalações do prédio e para a administração de bens do condomínio. São alguns deles:
- A eficiência dos sistemas elétricos;
- Capacidade econômica do sistema hidráulico;
- Desempenho dos elevadores;
- Sistemas de detecção e de combate a incêndios e emergências;
- Limpeza e segurança;
- Plano de operações dos procedimentos operacionais;
- Aproveitamento das condições naturais – ventilação, luz, etc.
Deste diagnóstico, derivam as fases de um cronograma físico-financeiro que contém as atividades da manutenção predial que deverão ser realizadas para a valorização do condomínio.
0 Responses to “Adaplan | Manutenção predial”