Auto vistoria de condomínios


Auto vistoria de condomínios

Manter a manutenção do condomínio em dia é essencial para não gerar riscos e problemas com a segurança dos moradores e colaboradores. Desta maneira, é possível evitar incêndios, vazamentos de gás e até mesmo queda de marquises e fachadas.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei impõe que a autovistoria em prédios residenciais e comerciais seja obrigatória a cada cinco anos. E, para isso, é preciso que a administração de condomínios seja cuidada com bastante atenção, pois, muitas vezes, isso pode custar caro.

De acordo com a Lei

A lei da autovistoria passou a vigorar em 15 de julho de 2013, sendo que a primeira vistoria deverá acontecer no dia 1 de janeiro de 2014. Até lá, as empresas administradoras de condomínios devem estar com tudo em dia para não haver problemas e o edifício não ser multado.

Existem exceções?

Sim, porém, apenas para os prédios residenciais unifamiliares e bifamiliares, ou seja, aqueles que possuem até dois pavimentos e uma área construída inferior à mil metros quadrados; as edificações situadas em áreas de interesse social e também aquelas que receberam o habite-se há menos de cinco anos também estão livres da obrigação de vistoria.

Administração de Condomínios - vistoriaComo é feita a vistoria?

A execução da vistoria pode ser considerada um problema, pois, para que ela ateste realmente as condições da estrutura, os profissionais que realizarão os laudos técnicos precisarão necessariamente entrar em todos os apartamentos do condomínio. Contudo, visto que a Constituição garante o direito da inviolabilidade do lar, o condômino pode recusar a entrada do técnico, tornando assim a conclusão da vistoria impossível.

Mesmo com a lei já em vigor há aproximadamente dois meses, o tema ainda é assunto de muitas conversas entre os membros da administração de condomínios. O ideal é manter as instalações e áreas comuns dos prédios em bom estado, para que, com ou sem esta vistoria, a segurança seja levada primeiramente em consideração.

0 Responses to “Auto vistoria de condomínios”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: