Dicas muito úteis para economizar água


Dicas para economizar água

A capital paulista vive o pior problema de abastecimento de águas em sua história. A cidade cresceu demais e a falta de planejamento para suprir a necessidade de toda essa população culminou na seca total do maior sistema de águas da cidade: o Sistema Cantareira.

Como o assunto é delicado, não basta apenas apontar a omissão governista. A colaboração é essencial para a manutenção dos mananciais. O uso consciente da água é um ponto importante para todos os cidadãos, não apenas da cidade, mas de todo o globo, visto que o recurso é esgotável.

O desperdício deve ser combatido, e em grandes cidades, condomínios também possuem responsabilidade pela grande quantidade de água. Uma administradora de condomínios deve estar atenta para aspectos de economia de água e boa manutenção, gestão do recurso.

A seguir alguns pontos importantes a respeito do consumo consciente da água.

 

4 dicas para uso correto da água:

  1. Atenção no banheiro: Vazamentos devem ser combatidos e os mecanismos regulados. Uma descarga, por exemplo, gasta em média 10 litros de água. Quando defeituosa, o número pode subir para 30 litros!
  2. Reciclagem na lavanderia: A água utilizada para lavar roupas em máquinas ou de molho, pode ser reutilizada para lavar o quinta, ou outra área que necessite de tal limpeza. Dê preferencia à vassoura na impossibilidade de utilizar água de reuso.
  3. Lavar o carro?: Evite. Em tempos de estiagem procure economizar nas lavagens ao carro. Se a situação estiver complicada, nunca use mangueiras para tal. A economia ao utilizar baldes pode chegar à 500 litros!
  4. Piscina em condomínios: Procure a administradora de condomínios para manter a piscina fechada. Evitar à evaporação e manter a água limpa evita a necessidade contínua de encher.

Agora coloquem em prática estas ações e busque sempre se informar sobre como ajudar na utilização responsável da água. Alguns ambientes mais sujos, porém com consciência limpa. Fazer a parte sobre um problema que atinge a todos é cidadania.

0 Responses to “Dicas muito úteis para economizar água”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: