Papeis e funções do síndico


Papeis e funções do síndico

Condomínios essencialmente são locais compartilhados entre proprietários com área comum garantida e segura, particular. Pensando neste aspecto é inevitável idealizar a figura de um gestor para o bom andamento do local. Esta figura é representada na figura do síndico. Na sequencia do texto alguns aspectos e funções exercidas por este profissional.

É notável que o síndico exerça uma função indispensável para o bom funcionamento de um condomínio. Em conjunto com a administradora de condomínios, seu papel fundamental é fiscalizar o cumprimento de regras condominiais e aspectos que digam respeito ao ambiente compartilhado.

Assumida importância, é interessante notar aspectos paradoxais nas relações. A convivência e o trabalho podem ser realizados, por vezes, com tranquilidade e harmonia com os moradores. Outras vezes, porém é comum certas relações conflitantes. Seja por atritos na função de fazer cumprir regras ou casos mais específicos como crimes, etc.

Em grandes cidades, como São Paulo, existem condomínios de proporções enormes. Exemplos não faltam. Por vezes o papel de um síndico se revela como um prefeito de uma cidade, auxiliando na organização de projetos de melhorias, bem como, planejamento de assembleias, atas, reformas, etc. Alguns condomínios podem ter números elevados de moradores.

Síndicos omissos são responsáveis por problemas terríveis. A falta de manutenção, assim como fiscalização pode gerar tragédias. Desabamentos e até mortes. É essencial o bom trabalho de uma administradora de condomínios e um bom síndico atuante.

 

Síndico e a lei. Atribuições

 

  • Podemos listar algumas atividades chaves dos síndicos. Entre elas estão:
  • Convocar assembleias
  • Representação do todo
  • Cumprir e fiscalizar o regulamento interno
  • Fiscalizar e zelar áreas de interesses compartilhados
  • Seguro edificação
  • Elaborar orçamento
  • Cobrar adequadamente os condôminos as taxas
  • Prestação de contas

Representação em juízo e responsabilidade por toda documentação, assim como contratos e contratações de serviços especializados ou necessários.

A administração extraordinária em as contas podem ser funções atribuídas e executada pela administradora de condomínios em uma relação de confiança mutua para o bom funcionamento do organismo condominial como um todo.

0 Responses to “Papeis e funções do síndico”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: