Condomínios, recursos e sustentabilidade


agua-susentabilidade

A responsabilidade na gestão de condomínios abrange diversos aspectos. Desde a arquitetura e elaboração do conceito residencial até a gestão eficaz de recursos. É importante estar atento especialmente para a questão de consumo comum. É possível pensar diretamente em água, luz e serviços.

 

As grandes concentrações de moradias possuem papel fundamental diretamente nas questões relativas a sustentabilidade. São Paulo, especialmente, vive a maior seca dos últimos 80 anos. Os reservatórios de água estão em níveis alarmantes. Os mais baixos desde suas criações.

 

A crise mostra maiores problemas no sistema Cantareira que trabalha com a segunda reserva técnica, o chamado segundo volume morto. Para conter a crise, o aparato estadual (gov. do Estado e Sabesp), recentemente solicitou uma verba de 3,5 milhões de reais para o governo federal.

 

Tais atitudes emergenciais por parte do poder publico apresentam a natureza da crise. E apontam para a real necessidade de colaboração de toda a sociedade.

 

A Sabesp coordena campanhas de incentivo à redução do consumo de água. Está em vigor, atualmente, um desconto de 30 % na conta de água para todos aqueles que conseguirem economizar 30% no uso da água.

 

O uso consciente também é incentivado em condomínios. Administradoras de condomínios, síndicos, entre outros profissionais são alertados frequentemente para promoverem medidas de redução na utilização da água.

 

Cartazes e reuniões emergenciais estão sendo elaboradas e convocadas entre os componentes das estruturas condominiais.

 

Ambiente social

 

A responsabilidade na utilização de recursos é importante e reflete a sustentabilidade também no campo social. Condomínios e comunidades devem conviver com o máximo de inteligência e paz.

 

A questão do esgoto é essencial assim como outros aspectos relativos à responsabilidade ambiental e social. A tendência aponta para o uso consciente de recursos como água e energias. Informe-se com sua administradora de condomínios atitudes que seu condomínio pode tomar.

 

É de interesse de todo condômino assim como qualquer integrante da comunidade o alinhamento das concentrações condominiais com melhores condições de aproveitamento de recursos e sustentabilidade.

 

0 Responses to “Condomínios, recursos e sustentabilidade”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: