Hora de valorizar a segurança! Atenção às rotas de fuga no seu condomínio


emergency exit

Uma das primeiras coisas que devemos pensar quando escolhemos um prédio para morar é a questão da segurança e, neste quesito, a prevenção de incêndios ocupa o topo, não é verdade? Todos os condomínios têm uma imensa preocupação com isso, concorda? Infelizmente não…

Apesar de ser direcionado a todas as pessoas que moram naquele local, o que mais encontramos são casos onde a Lei é burlada. Provavelmente você já deve ter visto prédios (quem sabe até o seu é assim) onde as cestas de lixo estão colocadas em locais errados, obstruindo as rotas de fuga.

E por mais contraditório que isso possa parecer, são colocadas – em muitos casos – pelos próprios moradores que, por comodidade, preferem colocar uma lixeira próxima aos seus apartamentos para evitar o deslocamento até o local apropriado.

O grande problema disso tudo é que acabam obstruindo a passagem deles mesmos nos casos de evacuação da área nos incêndios. É totalmente contra a lei tal prática, mas geralmente o que predomina é o pensamento de que “nunca ocorrerá um incêndio neste prédio”, ou até mesmo em função da fraca fiscalização dos Bombeiros em prédios residenciais.

É muito importante que os condomínios adequem a prevenção de incêndios ao tipo de moradores de cada prédio. Locais com muitos idosos e cadeirantes precisam de uma atenção especial no manuseio de extintores de incêndio e mangueiras.

Também é necessário fazer simulações periódicas e exercícios práticos, pois é nesse momento que é possível perceber as maiores dificuldades dos moradores e o comportamento deles nas rotas de fuga.

As rotas de fuga devem ser muito bem sinalizadas, pois em caso de incêndio, a fumaça e o desespero prejudicam o acesso rápido dos moradores. O síndico deve solicitar periodicamente a vistoria do Corpo de Bombeiros para ter plena noção das reais condições do prédio.

Outro detalhe importante em relação às rotas de fuga é que o mais indicado é a adoção de ventilação artificial por pressurização nas escadas, pois uma grande porcentagem de mortes em incêndios é causada por intoxicação com a fumaça.

Caso tenha alguma dúvida sobre sinalização ou segurança entre em contato com a sua administradora de condomínios para que possa ser esclarecidas suas dúvidas.

Por fim e não menos importante, vale lembrar que nenhuma dessas medidas será eficiente se não houver conscientização dos moradores com relação à prevenção de incêndios e treinamento para casos de emergência.

0 Responses to “Hora de valorizar a segurança! Atenção às rotas de fuga no seu condomínio”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: