Um telhado pra lá de natural


Tendência dos últimos anos, o Ecotelhado é a natureza suspensa que promete dar um toque todo especial a diversas edificações, proporcionando temperaturas agradáveis e uma economia significativa de energia, dando espaço para que a Sustentabilidade ganhe corpo na região onde você mora ou na área onde a sua empresa está localizada.

Também conhecido como Cobertura Viva, ou Telhado Verde, o Ecotelhado é obra da arquitetura e tem a missão de resolver diversos problemas da atualidade, como as alterações de clima e a falta de áreas verdes nas cidades.

Gründach - green roof 02

Com uma técnica extremamente bem elaborada, é feito com a utilização de plantas, com as quais o topo de edifícios e residências é coberto, formando um jardim suspenso que, além da beleza visual, traz uma série de vantagens para a cidade, como:

– Reduz o efeito das ilhas de calor. É claro que apenas uma casa com Ecotelhado não vai proporcionar mudanças significativas na temperatura; todavia, a partir do momento que várias edificações próximas aderem ao telhado verde, é possível perceber o efeito da redução de temperatura;

– O Ecotelhado melhora a estética do local, além de influenciar diretamente na acústica, pois os ruídos urbanos são reduzidos no interior das casas e edifícios;

– Diminui a amplitude térmica, e isso favorece a maior durabilidade de prédios e casas;

– Aumenta a biodiversidade;

– Gera reserva de água de chuva, que pode ser reaproveitada;

– É de fácil manutenção;

– Retém e também reduz a velocidade das águas das chuvas, diminuindo sensivelmente o perigo de enchentes;

Qualquer laje impermeabilizada pode receber um Ecotelhado. Porém, a instalação não deve ser realizada por qualquer pessoa. Uma equipe especializada deve ser contratada para que uma série de detalhes técnicos seja aplicada. É necessário que seja realizada uma vedação adequada para evitar vazamentos.

A inclinação do telhado também é fundamental para que seja definido qual o tipo de Cobertura Viva deve ser instalado. Some-se a isso a análise das plantas adequadas para cada tipo de telhado, além da estrutura de suporte e o tipo de irrigação.

A manutenção é bem simples e idêntica à de um jardim convencional e você mesmo pode realizar. É ou não é uma boa opção?

0 Responses to “Um telhado pra lá de natural”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: