Hora de reformar o seu apartamento


Vem chegando o fim do ano e você resolveu fazer aquela reforma no seu apartamento. Afinal, são anos de economia para deixar tudo do jeitinho que sempre sonhou.

house moving and reform concept

Só você sabe quantas pesquisas fez na Internet para descobrir as novas tendências, não é verdade? Você pesquisou preços, estudou combinações de cores e todos os detalhes possíveis e imagináveis. Vai aumentar a sala e resolveu tirar aquela parede que há anos te incomodava. Enfim, a hora chegou.

Mas, espere um pouco! Antes de dar início ao canteiro particular de obras no seu apartamento, você precisa saber que não dá pra sair quebrando e derrubando tudo o que tiver pela frente sem critérios. Sabia que existem regras específicas pra isso?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinou que antes de instalar um aparelho de ar condicionado, trocar um piso ou derrubar uma parede, você terá que contratar um arquiteto ou um engenheiro para formular um projeto. Além destes, trocas de janelas e de encanamento e instalações elétricas e de gás também fazem parte da lista de reformas condicionadas a autorizações.

O projeto elaborado deverá ser entregue ao síndico do prédio e, apesar de muitas pessoas acharem desnecessária tal mudança, é de suma importância para a segurança de todo o prédio. Afinal, você estará mexendo com a parte estrutural de todo o edifício, que interfere diretamente na estabilidade do local.

Pintar as paredes ou trocar uma fechadura não mexerá com a estrutura do seu prédio, mas existe uma série de reformas que precisam de um projeto. Separamos uma lista para que você aja de acordo com a lei:

– Reforma do sistema hidrossanitário;

– Instalações elétricas;

– Instalações de gás;

– Instalação de aparelho de ar condicionado ou exaustor;

– Furos ou aberturas em paredes;

– Remoção total ou acréscimo de paredes;

– Reformas em elevadores ou bombas de água;

– Remoção de revestimentos na fachada do prédio ou no piso e paredes;

Agora que você já sabe da existência da nova regra, não é hora de desistir da reforma. Pense que o desenvolvimento de um projeto de reforma pro seu apartamento vai gerar segurança total para seus vizinhos e principalmente pra você, em caso de dúvidas em como proceder com sua reforma informe-se com sua administradora de condomínios.

É hora de fazer o seu projeto e, depois sim, reformar.

0 Responses to “Hora de reformar o seu apartamento”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: