Segurança em primeiro lugar


Quando falamos de segurança, pensamos em coisas como violência nas ruas, assaltos, policiamento. Porém, muitas vezes, nos esquecemos de detalhes sutis, que fazem a diferença em escadas, rampas e pisos escorregadios nos diversos locais que frequentamos: as fitas antiderrapantes.

Fallen man

Apesar de muitas pessoas afirmarem que elas são necessárias somente em locais onde existe a presença de crianças e idosos, elas são fundamentais para a segurança de todas as faixas etárias, sem exceção.

Compostas por filme de PVC e resinas sintéticas à prova d’água, as fitas antiderrapantes ajudam – e muito – na prevenção de acidentes. É norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que rampas e escadas de saída de emergência tenham pisos que sejam antiderrapantes e, por isso, uma excelente solução é a utilização das fitas.

Existem muitas vantagens para a utilização das fitas antiderrapantes, o que põe por terra algumas justificativas de locais que tentam burlar as regras. Veja só:

– É de fácil aplicação. Em geral, você precisa lavar o piso com água e sabão para retirar o pó e gorduras;

– São resistentes à chuva e, por isso, podem ser aplicadas em ambientes externos;

– São resistentes ao tráfego intenso de pessoas;

– Possui diversos modelos e cores e, por isso, não prejudica a aparência do local. É possível encontrar fitas reflexivas, zebradas, fotoluminescentes, coloridas, emborrachadas, transparentes, entre outras;

– Em locais com pouca luminosidade ou em momentos de falta de luz, as fitas fosforescentes ajudam na sinalização de escadas, rampas e corredores.

Para ambientes internos, recomenda-se a utilização de fitas que tenham em sua composição grãos de óxido de alumínio de gramatura 80, resistente a produtos químicos e que sejam à prova d’água. É um tipo de fita indicado para locais de pouca movimentação de pessoas.

Já para as áreas externas, o ideal é o uso de fitas com gramatura 60, que são mais grossas e mais resistentes. Nos ambientes externos, também se recomenda a utilização de fitas fosforescentes, que têm a capacidade de absorver luz artificial e natural ao longo do dia e emiti-la durante a noite por cerca de 6 horas.

Com segurança a gente não pode brincar, caso tenha alguma dúvida sobre fitas antiderrapantes ou segurança em geral entre em contato com a sua administradora de condomínios. Vale a pena zelar pelas pessoas de nossa família. E, para os donos de empresa, vale cuidar do bem-estar de seus clientes e colaboradores e, também, evitar acidentes, que trarão para você uma série de dores de cabeça com processos e indenizações.

0 Respostas to “Segurança em primeiro lugar”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário




Dezembro 2014
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031