Como deve ser feita a cobrança de inadimplentes


Como deve ser feita a cobranca de inadimplentes

Atrasar pagamentos é uma realidade que aflige muitos brasileiros. E, no contexto dos condomínios, esse é um problema muito comum e que muitas vezes gera muita dor de cabeça.
Seja aquele morador que já é famoso por atrasar o pagamento das cotas, ou mesmo aquele que passa por algum imprevisto em determinado mês, o constrangimento começa quando os demais moradores têm que arcar com os custos dos inadimplentes.
E você sabe das principais medidas legais que podem ser tomadas para resolver este tipo de problema?
Separamos alguns pontos importantes para te ajudar.

1 – Alguém para receber os pagamentos atrasados
Deve-se destacar uma pessoa, uma vez por mês, para receber o pagamento dos atrasados. Pode ser o síndico ou alguém da administradora do condomínio. Além disso, a assembleia deve definir possibilidades de parcelamento para dar opções na resolução deste problema.

2 – Juros
O Código Civil estipula multa de 2% ao mês para os inadimplentes, mas a assembleia pode definir os seus valores de consenso. Para que haja aprovação, é preciso a aprovação de dois terços dos condôminos.

3 – Cinco Cotas Condominiais
De acordo com o Código Civil, o condômino que frequentemente atrasa o pagamento de suas cotas pode, segundo aprovação de três quartos dos demais condôminos, ser penalizado de até cinco cotas condominiais.

4 – Protestos em cartório
Muitos estados possuem leis específicas que permitem que condôminos inadimplentes sejam protestados em cartório. Muitas vezes, essa ação resolve o problema; ele vem antes da cobrança judicial.

5 – Acordo extrajudicial
Para evitar os constrangimentos de uma ação judicial, os advogados dos condomínios e dos inadimplentes podem buscar acordos. Além disso, essa ação poupa tempo, dinheiro e problemas futuros.

6 – Execução
O síndico ou a administradora do condomínio deve buscar um advogado com experiência na área para realizar a execução judicial. Este, munido de todos os seus conhecimentos, fará todos os procedimentos cabíveis para a execução.

0 Responses to “Como deve ser feita a cobrança de inadimplentes”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: