Coleta seletiva dentro de um condomínio


garbage_setik

Um dos pontos importantes que um condomínio precisa cuidar é a coleta seletiva de resíduos. Afinal, em tempos de sustentabilidade e consciência com o meio ambiente, atitudes simples podem fazer toda a diferença na conservação do planeta.
E se seu condomínio ainda não começou a cuidar dessa parte, separamos os principais passos para você dar o pontapé inicial nesse empreendimento.

1 – Prepare o terreno
Para começar o processo da coleta seletiva, é fundamental formar uma comissão de moradores para atuar no processo. Essa comissão deve ser definida numa assembleia, que também deve votar sobre a implantação da coleta.
Além disso, é importante adequar as instalações e dependências do condomínio para receber a coleta. E como esta será realizada? Será separado por material? Ou todos os recicláveis na mesma lixeira? Haverá funcionários para pegar o lixo nos apartamentos? Ou cada morador terá a obrigação de levar o lixo reciclável para a lixeira específica?

2 – Hora de motivas as pessoas
Trazer os moradores para o seu lado é a melhor forma de fazer com que a sua iniciativa dê certo. Por isso, você precisa conscientizá-los da importância de fazer a coleta seletiva. Envolva as pessoas em todas as ações e motive-as.
Invista na comunicação, converse calmamente com moradores, funcionários e síndicos. Treine os moradores e ensine-os a separar o lixo.
Torne visível a coleta e comunique a todos sobre as melhorias apresentadas pelo projeto.

3 – Para onde vai o lixo?
Você já preparou o espaço para a coleta de lixo e já conscientizou os moradores da importância dessa ação. Agora é hora de definir para onde vai todo o lixo recolhido. Procure a Prefeitura e verifique se ela recolhe os recicláveis. Faça parcerias com ONGs e defina a periodicidade do recolhimento. Todavia, se não houver um serviço oferecido pela Prefeitura e se não conseguir uma ONG para realizar o processo, a solução será contratar uma empresa privada para fazer o serviço. Será um gasto a mais para os moradores, mas os resultados positivos serão sentidos com o passar do tempo.

Procure a sua administradora do condomínio para obter ajuda nesse processo, e viva em um ambiente melhor.

0 Responses to “Coleta seletiva dentro de um condomínio”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: