Qual o papel de um subsíndico?


Se você perguntar pra algumas pessoas, a maioria delas não sabe nem qual o papel de um síndico, quem dirá então de um subsíndico. E você? Sabe qual são as obrigações deste profissional que atua no seu condomínio?

Imagine um avião e o seu piloto, aquele que é responsável por conduzir as coisas. O subsíndico seria o copiloto da aeronave.
O condomínio é um espaço muito grande e complexo; não é tarefa para apenas uma pessoa resolver sozinha. Por isso, é preciso contratar auxiliares que serão responsáveis por exercer funções importantes e complementares as do síndico.

 


Qual o papel de um subsindico
Não se trata de um cargo ou função prevista em lei. Ela é definida em convenção e não há hierarquia entre síndico, subsíndico e conselheiros, ou seja, o subsíndico não é subordinado ao síndico, mas sim ao condomínio.
O subsíndico deve ser uma figura sempre presente no dia a dia; deve dar suporte ao síndico, ajudando-o na realização de funções e substituindo-o quando houver necessidade.
Mas como isso acontece na prática?
Isso varia de condomínio pra condomínio. Veja algumas situações:

– O subsíndico tem funções definidas e complementa o trabalho do síndico;

– O subsíndico divide as mesmas funções com o síndico e o substitui em casos de necessidade, falta ao trabalho, doença ou óbito;

– Há condomínios com vários prédios e, em cada um, existe um subsíndico responsável pela administração, mas subordinado ao síndico. O subsíndico, em geral, não deve tomar decisões sem consultar o síndico, que definirá todas as questões em assembleia;

– O subsíndico tem que prestar contas de suas ações para a assembleia, que tem o poder de destituí-lo do cargo quando julgar necessário;

– Em geral, o mandato de um subsíndico dura dois anos e há possibilidade de reeleição;
– Geralmente o subsíndico não é remunerado. Todavia, se for decidido em assembleia, pode-se definir algum tipo de remuneração para ele;

– No caso de renúncia ou morte do síndico, é função do subsíndico convocar Assembleia para que seja realizada nova eleição para a definição de quem assumirá o cargo vago.

 

Quer saber mais sobre o subsíndico do seu condomínio? procure a administradora do condomínio e esclareça todas as suas dúvidas.

0 Responses to “Qual o papel de um subsíndico?”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: