Reciclagem de óleo em condomínios


Provavelmente você já deve ter se perguntado sobre o que fazer com aquele óleo de cozinha que sobra após a utilização, não é verdade? E, geralmente, você acaba jogando tudo pelo ralo e ponto final.

Mas você sabia que o óleo de cozinha se trata de um material poluente e que a melhor solução para isso é a coleta para reciclagem e reutilização?

reciclagem-de-oleo-em-condominios

E mais: 1 litro de óleo é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água. Isso pode acontecer quando você joga o óleo na pia da cozinha que, além dos prejuízos na água, também danifica o encanamento. Uma perda lamentável e que precisa ser analisada com muita calma e ações corretas.

E foi pensando no meio ambiente e no bem-estar das pessoas que muitos condomínios têm desenvolvido campanhas de conscientização dos moradores para promover a reciclagem do óleo usado.

Para que tal ação aconteça, não é necessária nenhuma tecnologia moderna nem gastos. A única coisa que é fundamental é a conscientização. Basta armazenar o óleo em garrafas pet ao invés de jogá-lo pelo ralo. Existem ONGs que compram este óleo, ou seja, além da preservação do meio ambiente, o condomínio ainda pode gerar uma fonte de renda que pode ser revertida para melhorias nos espaços comuns a todos os moradores.

Existem também organizações que não pagam pelo óleo armazenado, mas recolhem nos condomínios, escolas, restaurantes, comércio, indústrias, hospitais e padarias.

Por isso, é necessário implementar e perseverar na conscientização dos condôminos, pois apesar de ser um processo simples e barato, em geral as pessoas não dão a este processo o devido valor e preferem se livrar do óleo jogando-o pelo ralo.

O óleo recolhido pode ser transformado em biodiesel, sabonete ou sabão.

Quer saber mais sobre a forma de reciclagem de óleo e outros materiais? procure a administradora do condomínio e esclareça todas as suas dúvidas.

0 Responses to “Reciclagem de óleo em condomínios”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: