Estacionamento em condomínios: regras para motos e carros


Estacionamento-em-condomínios-regras-para-motos-e-carros

A vida no condomínio não é nada fácil, principalmente se regras importantes não são cumpridas ou nem existem. Conciliar o interesse de diferentes pessoas, com diferentes formações e hábitos diversos é uma das tarefas mais difíceis de serem colocadas em prática. E um dos grandes problemas que assolam a vida de moradores e síndicos são os estacionamentos.

Como lidar com carros e motos? Existe algo específico pra isso? E, melhor: há respeito dos moradores com as vagas dos vizinhos. Todos os prédios têm vagas para motocicletas? Os edifícios antigos contemplam espaço para motos ou, em muitos carros, existem adaptações do espaço para atender os diversos moradores?

O estacionamento é um local de uso comum e não há legislação específica para este local, o que gera conflitos e insatisfações. A única menção em relação a isso está no Código Civil, que somente estabelece que todo condômino tem direito a uma vaga para o seu veículo.

Mas as regras específicas de utilização devem ser definidas em assembleias e convenções. Além disso, o que mais se espera nesses casos é que haja bom senso. Porém, infelizmente, é a falta deste que gera os maiores problemas.

E foi pensando em esclarecer e sugerir mudanças, que separamos alguns tópicos para você analisar e levar para as convenções do seu condomínio, caso identifique alguns problemas. Tome nota!

 

A vaga do vizinho

Parece algo óbvio, mas é um problema muito comum: estacionar na vaga de outro condômino. Nunca pare na primeira vaga que encontrar e nem deixe, mesmo que seja por alguns minutos, o seu carro ou moto numa vaga que não te pertence. Independente dos seus motivos, procure utilizar somente o seu espaço.

 

Marcação de vaga não é uma mera linha pintada no chão

A linha que divide as vagas foi feita para que você estacione o seu veículo no espaço destinado a você. Ter o cuidado de estacionar nesse espaço e não invadir os espaços adjacentes vai evitar grandes problemas, além de diminuir o risco de seu vizinho bater a porta do veículo no seu carro ou moto, quando abri-la. Lembre-se: se a vaga é pequena, não é culpa de quem está estacionado ao seu lado.

 

Evite buzinar

Nos prédios em que não há portão eletrônico, é comum buzinar para que o porteiro abra a porta para você, que tem preguiça de sair do seu veículo para fazer este serviço. Esse tipo de situação incomoda bastante os moradores dos primeiros andares e também dos moradores de prédios e casas ao redor. Faça um esforço e evite buzinar.

 

Estacionamento não é depósito

Até existem alguns condomínio que têm convenções que permitem que seus moradores utilizem o estacionamento para outros fins. Todavia, em geral, isto é proibido. Existem casos de estacionamentos em que o morador, no lugar de um veículo, guarda bens pessoais, como móveis. Isso atinge diretamente a segurança do estacionamento. Além disso, pode prejudicar a estética, o trânsito no estacionamento, sem falar que seus bens podem ser furtados ou danificados.

 

Para cada vaga, um único veículo

Você já deve ter presenciado a cena de uma vaga de estacionamento com mais de um veículo, não é mesmo? Um carro e uma moto. Ou um carro, uma moto e uma bicicleta… Sim, isso é comum, mas precisa ser evitado. Geralmente os condomínios possuem espaços próprios para motos. Mas, se não houver, o morador que possuir apenas uma moto pode deixá-la na sua vaga de carro.

 

O bom senso é o melhor remédio

Cada condomínio tem as suas características específicas. Portanto, sugere-se que todas essas particularidades sejam vistas de forma individualizada e que sejam buscadas as melhores soluções. Até mesmo as regras básicas citadas anteriormente podem ser revistas e modificadas, desde que visem o melhor para todos os moradores.

 

Quer saber mais sobre estacionamento em seu condomínio? Procure a administradora do condomínio e esclareça todas as suas dúvidas.

0 Responses to “Estacionamento em condomínios: regras para motos e carros”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: