A MUDANÇA COMPORTAMENTAL DOS CONSUMIDORES E O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA


No dia 22 de agosto de 2017, a ADAPLAN administradora de condomínios e imóveis, participou do 39º aniversário da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo – AABIC, que além de comemorar mais um ano de existência, proporcionou aos seus associados e participantes refletirem e discutirem sobre o futuro da administração imobiliária.

Contando com autoridades do setor Público, como o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, Daniel Annenberg, que foi um dos idealizadores do Poupatempo, e o Secretário da Habitação de São Paulo, o Deputado Rodrigo Garcia, o evento abordou os rumos e expôs as ideias e projetos do Governo para o setor, sempre frisando as mudanças dos costumes e necessidades das pessoas.

Aliás, a mudança comportamental dos consumidores ficou muito bem estampada na exposição da expert em comportamento e tendência do consumidor – Consumer Behavior and Trends Research ( tradução livre) , Daniela Klaiman.

Quem já não notou que o comportamento do consumidor mudou? Provavelmente é o que mais tenhamos notado nessas últimas 2 décadas.

A “nova” geração de consumidores, que entre seus participantes tem gente não tão nova assim, passou a ser mais exigente, informada e, aos poucos, mais consciente.

Estamos passando por uma era em que se “ensaia” abandonarmos o consumismo compulsivo, que torna tudo vertiginosamente obsoleto em meses, dias ou até horas.

Já há vários exemplos de pessoas buscando uma vida mais simples, com menos posses e reaproveitando o que já existe.

Muitos de nós já ouvimos falar que os “adolescentes” não mais têm o carro como sonho de consumo, o que era impensável a 20 anos atrás.

Um movimento destacado é que não é preciso ter posse para se ter acesso, basta que possamos utilizar os meios já existentes, compartilhando com os demais interessados. E aqui não se fala em compartilhamento beneficente ou solidário, mas sim a racionalização do capitalismo, gerando lucro sem nos prejudicarmos.

Não entramos no mérito da discussão se o Uber é bom o ruim, mas é inegável que os consumidores aderiram a ideia. Ali existiam meios subaproveitados, ou seja, carros em abundância (parados ou de fácil aquisição e já fabricados) e pessoas precisando trabalhar (motoristas), bastando que alguém, sem ter que investir em carros e motoristas, juntasse por meio de um aplicativo esses “meios disponíveis” e formasse uma das mais valiosas empresas  para transportar pessoas.

Se por um lado, por força das redes sociais, aplicativos e mudança na forma de interagir e consumir, as pessoas se tornaram seres coletivamente solitários, por outro há a busca pela sustentabilidade das coisas, no sentido mais amplo da palavra.

Sustentável tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar. Na prática é a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente, favorecendo sua continuidade e conservação para o futuro.

Um consumidor pode agir de forma sustentável não apenas reduzindo seu consumo ou procurando empresas ecológica ou socialmente responsáveis, mas também fomentando novas formas de circulação de riquezas ou até mesmo prestigiando empresas que, embora prestem o mesmo serviço que outras tradicionais, o façam de maneira diferente – por vezes totalmente diferente – que as demais.

Uma vez “apaixonado” pela empresa, serviço ou ideia, esse consumidor se incumbirá de lhe trazer outros fãs.

 

0 Responses to “A MUDANÇA COMPORTAMENTAL DOS CONSUMIDORES E O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: